Porque há a tendência para engordar?


As células adiposas são muito diferentes das outras células. Apresentam uma forma muito irregular e são compostas por uma grande quantidade de citoplasma - local da célula onde se encontra o seu núcleo central e onde se acumulam pequenas gotículas de gordura.Durante determinadas fases do crescimento das crianças, o aumento da gordura traduz-se num maior número de células adiposas. Já num adulto, este aumento reflecte-se mais na quantidade de gordura armazenada no interior de cada célula, ou seja, a célula aumenta de volume. As células adiposas apresentam uma boa capacidade elástica, podendo aumentar até cerca de 25% do seu volume inicial. Quando o armazenamento de gordura ultrapassa esse valor, são criadas novas células adiposas.O número de células adiposas num indivíduo obeso é de 75 milhões, aproximadamente, enquanto que num indivíduo com a quantidade normal de gordura é cerca de 27 milhões.Estudos indicam que, em casos de perda de peso em adultos, o número de células adiposas se mantém elevado, sendo apenas reduzido o volume de cada célula. Por este motivo, as pessoas que apresentam uma maior quantidade de células adiposas à nascença ou durante o crescimento, terão uma maior probabilidade de engordar, pois, para além disso, a célula adiposa apresenta maior capacidade para aumentar o seu volume do que para perdê-lo. Apesar de, como já referimos, a célula adiposa apresentar uma boa capacidade elástica, esta é diminuída com os sucessivos aumentos e diminuições de volume. Isto significa que, quanto mais tentativas de emagrecimento houver, menor a capacidade das células adiposas diminuírem o seu tamanho.Daí a importância de optar por um programa alimentar equilibrado, gradual, e de longa duração.

Comentários

  1. Sempre ouvi dizer que gordura é formosura!
    Por vezes a beleza fisica não é o mais interessante, embora seja a 1ª a ser reparada, numa mulher, interessa igualmente descobrir a beleza interior.
    Um problema da nossa sociedade actual é gostar de comidas de fast-food, depois queixam-se que estão muito gordas e não sabem o porque! olhem para as gorduras que comem no seu dia a dia, que apesar de ser bom e deliciosa, é prejudicial para a sua saúde. Façam mais exercicio fisico, ter um corpo saudavel é o ideal para ter uma mente saudavél. Pensem nisto
    Os meus cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. E pq existem pessoas q comem um absurdo e não engordam e outras comem pouco, tentam manter e engordam com muita facilidade ?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1.ª casa! E agora?

Hi5 porcas

Red Bull - Lisboa Downtown 2006