Metrosexual desmistificado

Cá está a queda de um mito. Um termo moderno envolto em muito mistério e controvérsia. Para quem não sabia o que era ou para quem tinha uma ideia errada. Para que não existam mais dúvidas: ser metrosexual não é a mesma coisa que ser homosexual!


Contração de heterossexual com metropolitano, no original inglês, o termo metrosexual designa o homem que vive nas grandes metrópoles, um empreendedor bem-sucedido, entre 25 e 45 anos que se preocupa com o aspecto visual, gasta para cuidar do corpo, da alma, da pele e do guarda-roupa e interessa-se pelo sexo oposto.
Termo que vindo a tornar-se cada vez mais corrente nos media em todo o Mundo, estes homens estão fazendo aumentar os lucros das industrias da moda e da cosmética. Os ícones deste novo nicho de mercado andam em carros importados, vestem roupa de marcas internacionais, frequentam academias e perfumarias, têm cuidados de higiene, usam cremes para cabelo e corpo, entre outras coisas...
Um grande exemplo e maior ícone desta nova geração é o jogador inglês de futebol David Beckham. Em geral, gostam de sair para dançar e gostam dos locais mais badalados do momento, onde se pode encontrar vários homens bem vestidos, com cabelos actuais e modernos, corpos em dia e a pele bem tratada; podendo até serem confundidos com gays, mas os metrosexuais gostam, sim, de mulheres.
Este jogador chega ao ponto de frequentar o solário, fazer tratamentos de pele, massagens, pintar as unhas e tê-las sempre arranjadas e de arranjar as sobrancelhas...
O termo foi usado pela primeira vez em 1994 pelo escritor gay Mark Simpson, no artigo "Lá vêm os homens do espelho", publicado pelo jornal britânico "The Independent". Passou anos na gaveta para ganhar a força total nos últimos meses, muito por conta do estudo da Euro RSCG e do rebuliço que ele causou no mercado de produtos de cuidados masculinos ao declarar que pode unir até 15% dos homens desta faixa etária nas grandes cidades.
OPINIÃO:
Não acho que através da maneira das pessoas se vestirem seja possível definir as suas opções sexuais! Pelo contrário...Se o fizessemos poderíamos ser surpreendidos!
Acho muito bem que os Homens se mimem e tenham cuidado com a sua imagem. Isso nota-se muito mais em cidades grandes como Lisboa. Os executivos e homens bem sucedidos e de bem com a Vida, cuidam de uma boa aparência, vestindo uma roupa fashion, aplicando os devidos cremes para o seu tipo de pele, cuidando do seu corpo, mente e aparência.
Os tempos de hoje exigem cada vez mais do casal, porque trabalham os dois fora. Os papeis outrora definidos para o homem (o ganha pão) e para a mulher (a mãe dedicada e fada do lar eficiente) estão démodé!
Hoje o casal tem que ajudar em tudo o que pode com a casa e com os filhos. Só acho isto justo! Trabalham os dois fora e é perfeitamente normal cada um contribuir com o que pode e sabe fazer. Assim cada um cede um bocadinho e a relação não sofre tantas pressões ou falta de atenção.
A mulher, ao longo do século passado, foi dando mais importância à sua carreira profissional, tendo os filhos mais tarde e em menor quantidade. Os tempos são outros, é preciso muito mais dinheiro para manter uma casa e filhos!
Fontes:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

1.ª casa! E agora?

Hi5 porcas

Red Bull - Lisboa Downtown 2006