segunda-feira, julho 23, 2007

Sabor a Verão

Ideias que transformam as suas refeições estivais em momentos saborosos e equilibrados


Quando o calor chega as nossas roupas tornam-se mais leves e enchem-se de cor. E o mesmo acontece à nossa alimentação. As frutas e os vegetais ficam ainda mais apetecíveis e as saladas assumem protagonismo à hora das refeições. Mas até que ponto esse tipo de alimentação é o mais saudável? A verdade é que, seja no Verão ou no Inverno, o segredo de uma alimentação equilibrada é sempre o mesmo: variedade. Se seguir esta regra, poderá adoptar as saladas e os pratos mais leves como as suas refeições de eleição para este Verão. Nós vamos dar-lhe já a receita.





Regras elementares
Diariamente, mesmo quando o calor não desperta grandes apetites, não deve excluir nenhum grupo alimentar nem estar mais de três horas sem comer. De acordo com a nova Roda dos Alimentos, os cereais, derivados e tubérculos devem perfazer 28 por cento da sua alimentação diária, as hortícolas 23 por cento, a fruta 20 por cento, os lacticínios 18 por cento, as fontes de proteínas 5 por cento, as leguminosas 4 por cento e as gorduras 2 por cento.

Ora, bem sabemos que com a chegada das férias o cumprimento de horários e de regras à mesa torna-se uma tarefa mais difícil, mas, ainda assim, possível de cumprir. Terá de começar por não deixar de tomar o pequeno-almoço, composto por pão ou cereais, lacticínios e uma peça de fruta. De resto, os frutos e iogurtes constituem uma excelente opção para os lanches a meio da manhã e da tarde.


Prato principal
No Verão, as saladas são frequentemente a opção preferida como prato principal. O seu grande sucesso deve-se essencialmente ao facto de serem leves e frescas. Mas, mais importante do que isso, para poderem ser classificadas como uma refeição completa, devem ser equilibradas. Não basta pois que escolha uma versão composta apenas por agrião e cenoura.

O ideal é que a salada contenha legumes (cenoura, alface, pepino...), hidratos de carbono (cereais, batata, massa) ou leguminosas (feijão, grão, favas...). Deve ainda adicionar fontes de proteínas (carne, peixe, ovos ou queijo). Se optar pelos ovos, assegure-se que estão bem cozinhados, assim como se preferir marisco tenha o cuidado de comprá-lo em espaços comerciais de confiança. Deste modo, estará a evitar o risco de intoxicação alimentar, frequente nesta fase do ano.

Caso prefira queijo resista às versões que contêm mais de 45 por cento de gordura. Uma boa opção é o queijo fresco. Já os enlatados podem ser consumidos até quatro vezes por semana, desde que os escorra e passe por água para os libertar de gorduras e sal em excesso.


O segredo do tempero
A sua salada perfeita pode, contudo, ficar totalmente arruinada, se optar por temperá-la com os ingredientes errados. Ou seja, molhos e maionese que oferecem gordura em excesso e favorecem, em tempo de calor, a proliferação de bactérias. Deve evitar esse tipo de condimento especialmente se estiver exposto ao sol ou ao calor.

Para temperar a salada prefira antes azeite, substitua o sal por especiarias, experimente limão em vez de vinagre ou prepare um saudável e saboroso molho de iogurte. Caso tenha escolhido uma salada para o almoço, à noite não deixe de iniciar o jantar com uma sopa (uma opção excelente nomeadamente para hidratar o organismo), seguida de um prato composto por hidratos de carbono, proteínas, legumes ou salada. O seu corpo agradece.



Dica
Para lavar de forma eficaz os ingredientes das suas saladas, mergulhe-os durante dez minutos em água temperada com lixívia (uma colher de sobremesa para cinco litros de água). Se necessário escove os legumes com uma escova pequena.






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