Universidade. E agora? Como estudar?

Técnicas de Estudo na Universidade
"1. Estudar na Universidade:
Estudar na universidade é completamente diferente de estudar no ensino médio. Primeiramente, porque os tempos e o volume dos conteúdos são diferentes. Na universidade, o tempo de estudo é mais curto (um semestre), enquanto no ensino médio o aluno trabalhava com cursos de duração de um ano. Portanto, podemos dizer que na universidade há uma inversão: mais conteúdo em menos tempo. Talvez possam achar isso injusto, mas é preciso ter maturidade para conseguir se desenvolver como aluno no curso superior.
Hoje em dia, entrar na universidade é relativamente fácil, pois o processo seletivo tornou mais democrático o acesso ao ensino superior. Entretanto, apesar da facilidade de acesso à universidade, ainda existe uma grande evasão de alunos, por diversas razões. Uma das mais relevantes é a falta de aproveitamento do curso, que leva o estudante à desmotivação, a ponto de largar os estudos.
Quando se entra na universidade, é preciso se preparar para um empreendimento de longa duração, no qual a automotivação, a organização e a técnica de estudo são fundamentais para seu desenvolvimento como aluno e, consequentemente, como profissional. Esta oficina tem como objectivo torná-lo consciente das necessidades do aprimoramento de sua técnica de estudo, para que consiga ser bem-sucedido.

2. As Tarefas de um Estudante Universitário:
O curso superior exige boa organização. É preciso que se faça uma análise de rotinas básicas, com o objetivo de aproveitá-las e/ou revisá-las para optimizar o aproveitamento. Após a análise das suas atividades quotidianas, a primeira coisa a fazer é considerar três tarefas básicas de um estudante universitário: assistir às aulas, realizar o estudo extra-aula e realizar os trabalhos académicos. A maioria dos alunos, ao chegarem à universidade, perdem-se totalmente na alocação dos tempos dessas três tarefas. Vamos analisar cada uma delas.

2.1 Como Assistir Aulas:
Na universidade, os alunos gozam de uma liberdade que lhes permite chegar e sair na hora que bem lhes apetecer. Nos primeiros semestres, muitos são os alunos que ficam fascinados com essa possibilidade e perdem-se completamente, a ponto de serem reprovados por faltas. Assim, se fez a opção de ser um universitário, aja de forma adequada. Lembre-se que as aulas serão a base para seus estudos, portanto, aproveite-as ao máximo.
As aulas na universidade são completamente diferentes daquelas que se vê no básico e secundário, pois, para além da questão temporal já abordada, elas têm por objectivo fomentar o interesse pelo assunto em questão. A partir desse interesse deve-se complementar a informação das aulas numa busca pessoal, ou seja, as aulas deverão ser obrigatoriamente complementadas pelo estudo e pelos trabalhos solicitados pelo professor.
Ao assistir as aulas, os alunos devem prestar atenção e pensar ao mesmo tempo. Na escola, as coisas eram dadas de forma muito mais simplificada do que no curso superior. É muito comum, sobretudo nos primeiros semestres, que os alunos fiquem muito preocupados em anotar tudo o que o professor fala, e/ou escreve, e esquecem-se de uma coisa que é fundamental: é necessário pensar para assimilar a informação. Se apenas se procura reter as palavras usando a memória, o aluno ficará comprometido, pois só assimila conteúdos quando pensa sobre eles de forma crítica.
Na universidade, as aulas são mais dinâmicas. Os professores usam esquemas que podem ser apresentados por meios eletrónicos, cada vez mais comuns, ou em esquemas apresentados. Após a apresentação desses esquemas, o professor discorre sobre o conteúdo apresentado e ilustra-o por intermédio de exemplos, por indicações de leituras e solicitação de trabalhos, entre outros.

Como os alunos normalmente agem nas aulas?
Copiam, letra a letra, os esquemas do professor!
Se um professor usa o quadro, as coisas ficam inicialmente mais fáceis, pois enquanto está a passar o esquema, os alunos copiam mecanicamente e, conversando ao mesmo tempo. Normalmente, o aluno consegue copiar e conversar simultaneamente. Alguns, entretanto, conversam e ao copiar pulam trechos em função de uma distração já esperada. Ao copiar conversando com o colega, o aluno não está atento à matéria e sim ao conteúdo da conversa, o que faz com que não se aproprie do conteúdo num primeiro momento, pois está realizando uma acção mecânica. É importante, portanto, que copie procurando entender o que está sendo apresentado. Então, deve procurar falar o menos possível e ficar atento ao que está sendo transmitido. Se fizer isso, provavelmente na hora que o professor começar a explicação, irá interagir com ele fazendo perguntas, pois nada é mais natural e desejável do que o surgimento de dúvidas.
Uma dica super importante para quem copia os esquemas do professor: ao copiar, deixar muitos espaços em branco para serem preenchidos depois, à medida que se ouve as explicações do professor. Nesses espaços, poderão ser colocados os exemplos e/ou complementar com explicações mais profundas que o docente forneça, como dicas de leitura, filmes, testes laboratoriais, entres outros.
As coisas tendem a ficar mais complicadas quando o professor usa um programa de computador para apresentações. Quando o docente usa esse equipamento, normalmente, a apresentação fica muito mais rápida e dinâmica, pois os softwares utilizados têm recursos de animação, imagens, etc. O professor, então, começa a explicar a partir dos slides e os alunos, simultaneamente a isto, ficam a copiar os textos exibidos. É quando começam as falas: "Espere um pouco... Dá para voltar o slide anterior, só um instante..." Apesar de ser mais dinâmica, este tipo de aula exige do aluno mais prontidão, maturidade para ficar atento ao conteúdo que está a ser apresentado e interagir com ele. O aluno não deve preocupar-se em copiar literalmente o que está a ser apresentado no quadro. Usar tópicos, copiar apenas os aspectos principais da explicação e lembrar-se de deixar muitos espaços em branco para serem preenchidos após a apresentação. Nesse tipo de aula, é muito comum o professor indicar leituras complementares e/ou disponibilizar o conteúdo na Internet. Assim sendo, prestar atenção ao que está a ser apresentado, fazer perguntas sobre o que percebeu, achou interessante, discordou ou não entendeu. Assim, o aluno poderá avaliar sua compreensão, interagindo com o professor a partir de exemplos que lhe possam ocorrer durante a aula. O aluno não deve ter medo e, deve lembrar-se que o professor está ali para ajudar a perceber o que está a ser apresentado.
Esta proposta de anotação da matéria dada em aula, dá uma sensação inicial de que o aluno está com a matéria incompleta, mas, é aqui que entram as outras fases de estudo. O aluno deve lembrar-se: a aula é apenas uma das partes do estudo na universidade. Deverá, obrigatoriamente, complementá-la fora da sala de aula.

2.2 Estudo Extra-aula:
Na universidade, é fundamental destinar um tempo para o estudo em casa. No ensino médio o professor dava alguns exercícios de fixação, a tradicional lição de casa - T.P.C., que, aliás, não davamos muita atenção, não é verdade? Apesar disso, acabavamos nos saindo quase sempre bem. Na universidade, a mesma coisa pode acontecer, mas o aluno estará a perder uma das melhores oportunidades que o ensino superior lhe possibilita: a de aprender com autonomia. Ao conseguir organizar-se e aprofundar-se sem a supervisão de uma outra pessoa, o aluno torna-se num académico que realmente aproveita as oportunidades, além de se tornar um profissional categorizado.
Mas, então perguntam, o que é exatamente o estudo extra-aula?
Na universidade, é fundamental que se encontre um tempo para rever as aulas fora da aula, com a finalidade de complementar os apontamentos, passar a limpo a matéria dada em aula, verificando o que se conseguiu entender e o que não ficou claro. As informações apresentadas na aula deverão ser, necessariamente, complementadas pelo estudo extra-aula, sob pena de tornarem-se superficiais e pouco significativas. Isso naturalmente suscita dúvidas no estudante, que deverão ser esclarecidas na aula seguinte.

O estudo extra-aula é composto de duas atividades básicas:
a) Revisão das Aulas:
Rever uma aula é, basicamente, passar a limpo as anotações feitas durante a as aulas.Por mais organizado que se seja, é perfeitamente natural que os apontamentos anotados durante as aulas sejam incompletos e até meio confusos. Por isso, é importante passar a limpo. Quando passamos a limpo uma informação, podemos perceber se a entendemos corretamente ou não. Evidentemente, essa percepção só acontecerá se estivermos a pensar enquanto estamos a trabalhar e não só copiando de maneira mais bonita. O melhor sistema de notas de aula é feito com folhas soltas (tipo monobloco). Esse tipo de anotação pode ser constantemente actualizado. Logicamente, é importante manter um arquivo das aulas, de modo a poder consultá-lo quando tiver que estudar. Quando se usa um caderno simples para arquivo, torna-se difícil incluir novas informações.
É muito importante que se tenha o Programa da Disciplina sempre à mão para se situar quanto aos conteúdos abordados. Da mesma forma, é importante ter, também, o Programa Geral do Curso para se situar em que fase da matéria está.
b) Leituras de Apoio e/ou Complementares:
Uma coisa é muito importante: não dá para fazer um curso superior bem feito sem leituras, por mais prático que este curso possa ser.
Talvez pudéssemos classificar a leitura em dois grupos distintos: a leitura por prazer, que é formada por todas as revistas, BD's e livros que se lê para o próprio entretenimento; e a leitura analítica, aquela que se faz a fim de se apropriar de um assunto ou conteúdo técnico e/ou científico. Evidentemente, na universidade, a leitura que interessa é a analítica.
A leitura analítica é bem diferente da leitura de lazer. Na leitura de lazer jamais se vai ao final da história, se lê o último capítulo antes do primeiro. Normalmente, vamos absorvendo passo a passo a leitura, vendo aonde o autor quer nos conduzir. Na leitura analítica, acontece justamente o contrário: deve-se fazer uma exploração inicial do material procurando levantar aonde o autor quer chegar. Na verdade, a literatura técnico-científica traz, geralmente, um resumo contando o "final da história", de modo que a leitura de um determinado tema possa ser agilizada.
Uma boa forma de iniciar a leitura analítica é fazer uma leitura diagonal do texto, ou seja, dar uma folheada inicial em todo o texto para saber, de uma forma geral, o que o autor quer dizer. Depois retoma a leitura detidamente, sublinhando as idéias principais, para, em seguida, fazer um resumo com suas próprias palavras. O que é preciso saber é que se deve reservar um tempo especial para a leitura, pois ela é fundamental para sua formação.
Muitas vezes, um professor pede um resumo ou uma análise de um texto aos alunos. É muito comum que os alunos façam trabalhos pouco elaborados, sem muita atenção, apenas cumprindo a determinação do professor para terem a avaliação pertinente. Aqueles que agem dessa forma estão muito enganados, pois acabam perdendo um tempo precioso de maneira inútil. Ao ler um texto deve-se aproveitar para estudá-lo, extraindo dele informação que irá complementar a das aulas. Se se agir assim, tudo ficará mais fácil numa avaliação. Por exemplo: você não irá precisar reler o texto todo para estudá-lo, basta reler suas anotações. Muitas vezes eu pergunto aos alunos: se eu desse um teste em que vocês pudessem consultar apenas os vossos resumos, vocês confiariam neles? E vocês, confiariam nos seus? Bem, se a resposta for afirmativa, você provavelmente tem uma boa técnica de leitura, se for negativa, precisa melhorar.
2.3 Trabalhos Académicos:
Os Trabalhos Académicos são o terceiro ponto para o complemento de sua formação. Esses trabalhos devem ser levados muito a sério pelos estudantes, pois, aliados aos itens anteriores, permitirão o aprofundamento nos temas trabalhados de maneira muito significativa.
Os trabalhos académicos são, geralmente, baseados em leituras. Podem ser, também, mais elaborados, envolvendo visitas de estudos, saídas de campo, pesquisa em diversas fontes, etc. São, portanto, trabalhos de longo prazo. O professor costuma pedir esses trabalhos logo no começo de um bimestre, a fim de que os alunos se preparem para eles com antecedência. Vocês conseguem adivinhar o que acontece nos primeiros bimestres do curso superior, quando esse tipo de trabalho é solicitado? Os alunos deixam tudo para a última hora e os trabalhos saem superficiais. Quando não é assim, um dos colegas geralmente faz o trabalho sozinho. Este item é, também, muito importante e merece uma explicação mais detalhada num capítulo próprio. O que você precisa saber aqui é que deve iniciar seus trabalhos logo que sejam solicitados, evitando os atropelos de última hora. "
By: Luiz Eduardo V. Berni
(Professor universitário)
Texto adaptado para Português

Comentários

  1. PRECESASSE DE MUITA DEDICAÇÃO E FORSSA DE VONTADE PARA REALISAR OS NOSSOS SONHOS,É IMPORTATANTE UMA FACULDADE NÃO SO PARA APRIMORAR NOSSA INTELIGENCIA MAS PARA NOS DAR UM FUTURO MELHOR, PRECISO DELA TO DISPOSTO A ENCARA O MEU SONHO E SEI QUE ELE SERA RÉAL NO FINAL MEU SONHO [DIREITO] FAREI E CONCIGUIREI VENCER...

    ResponderEliminar
  2. Victor, espero que consiga realizar o seu sonho... mas, principalmente, que aprenda a escrever correctamente! Abraço

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da explicação desse texto. Com certeza vai me ajudar muito.
    Eu vou fazer letras simipresencial, isto que dizer, uma vez por semana terei que ir a sala de aula, existe alguma técnica ou ajuda do tipo acima, para essa modalidade?

    ResponderEliminar
  4. Muito bom esse texto. Esclareceu-me que eu (não) estou estudando de modo completamente errado. Vou adicionar aos meus favoritos e voltar a ler para relembrar.

    ResponderEliminar
  5. HooOoOooOoo cabeção tu não sabe nem ler um texto prá assimilar o conteudo...O.o

    ResponderEliminar
  6. ola ,gostei muito das dicas,estou concluindo o 2: grau e quero ir pra universidade.se conseguir vou procurar agir assim,obrigado

    ResponderEliminar
  7. Tenho a fixação pelo Renascimento.Acho superinteressante a forma como os "sábios" renascentistas estudavam isto e aquilo e relacionavam tudo a arte e religião.Na minha concepção(até um tempo atrás)tudo etava relacionado(ou melhor misturado no cadinho da minha consciência):arte,filosofia, religião, etc.Passei na faculdade e me deslumbrei com a universidade pensando que o estudo era assim mesmo como eu pensava.Hoje vejo que as coisas não são bem assim...

    ResponderEliminar
  8. he tenho 16 aninhos
    vou fazer o segundo ano do ensino medio
    e estou quereno me preparar para a facu e gostei muito dessa explicaçao parabenss muito obrigada
    Luiz Eduardo
    bjoooo.....

    ResponderEliminar
  9. faço faculdade de medicina e estou perdida com os estudos, acho que esse texto vai me ajudar com afaculdade.

    ResponderEliminar
  10. "PRECESASSE DE MUITA DEDICAÇÃO E FORSSA DE VONTADE PARA REALISAR OS NOSSOS SONHOS,É IMPORTATANTE UMA FACULDADE NÃO SO PARA APRIMORAR NOSSA INTELIGENCIA MAS PARA NOS DAR UM FUTURO MELHOR, PRECISO DELA TO DISPOSTO A ENCARA O MEU SONHO E SEI QUE ELE SERA RÉAL NO FINAL MEU SONHO [DIREITO] FAREI E CONCIGUIREI VENCER..."
    Um curso superior exige principalmente, entre outras coisas, uma ótima escrita. Terá que se empenhar bastante para realizar seu sonho.

    ResponderEliminar
  11. Essa mesangem foi uma maneira de eu olha por onde estou andando, vai mim trazer boas reflexões para eu pensar melhor na possibilidade de estudo superior

    ResponderEliminar
  12. faço eng. mecanica e só me fodo no inicio de semestres...e o pior é q eu estudo..nao aguento mais passar "com as calças na mao"

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pela matéria!
    Faço Tecnólogo em Radiologia e estou um pouco perdida de como estudar e aprender,pra não esquecer mais e me sair melhor nas notas!

    ResponderEliminar
  14. Estudo Eng. Aeroespacial e no meio de aulas, treinos, namorado e família, não tenho muito tempo para revisão de matéria.
    Após sérias dificuldades em 2 semestres, comecei a faltar a algumas aulas teóricas (às que achava que fazia pouca diferença lá estar ou não) e comecei a aproveitar esse tempo: uns dias para descansar, outros para estudar. Tem resultado melhor do que tentar fazer tudo.
    Aconselho as pessoas que ainda vão iniciar a sua vida académica a fazerem um bom plano de estudo e que o cumpram sempre, compensado as faltas (por exemplo, se não se faz as duas horas de estudo previsto na 6ª, faz-se mais duas no sábado). E muito importante, NUNCA faltar a aulas práticas ou laboratórios.

    Bons estudos e boa sorte!

    ResponderEliminar
  15. ACHEI BEM INTERESANTE , POIS, AGREGA ALGUMAS NOÇÕES BASICAS QUE POSSIBILITAM UMA BOA APRENDISAGEM ACADÊMICA

    ResponderEliminar
  16. Eu achei o texto meio utópico,pois nem sempre o estudante possui a quantidade de tempo necessaria para realizar tdas as estapas deste processo. Tenho 16 anos e curso Med. Veterinaria em periodo integral, e acho que a maioria sofre nos primeiros semestres de graduação, o segredo é vc msmo descobrir o seu jeito de estudar.Por incrivel q pareça o jeito q estudava no ensino médio é o msmo pelo qual estudo agora e estou me saindo super bem...com notas otimas, e enquanto vc nao acha o seu jeito de estudar, nao adianta ficar seguindo "receitinhas" das outras pessoas, pois somos unicos e possuimos maneiras individualizadas de aprender e assimiliar conhecimentos.

    ResponderEliminar
  17. Victor, só vais conseguir conquistar seu sonho (Direito) se você superar essa ortografia vergonhosa. Não estou julgando, mas entrar no mercado de trabalho como advogado encrevendo dessa maneira...Bem, não vacile e meta a cara na leitura que você verá a grande diferença.

    ResponderEliminar
  18. entrei na facu a pouco tempo, estou meio perdida na matéria kkkkk faço administração, gostei muito do texto vou ver se consigi inserir isso no meu dia dia bjusss e obrigada

    ResponderEliminar
  19. "PRECESASSE DE MUITA DEDICAÇÃO E FORSSA DE VONTADE PARA REALISAR OS NOSSOS SONHOS,É IMPORTATANTE UMA FACULDADE NÃO SO PARA APRIMORAR NOSSA INTELIGENCIA MAS PARA NOS DAR UM FUTURO MELHOR, PRECISO DELA TO DISPOSTO A ENCARA O MEU SONHO E SEI QUE ELE SERA RÉAL NO FINAL MEU SONHO [DIREITO] FAREI E CONCIGUIREI VENCER..."

    cara vc precisar estudar para melhorar essa escrita!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  20. Gostei bastante deste texto. Era justamente o que procurava, pois ando sem conseguir assimilar direito as matérias que pego na faculdade. Fico sempre me perguntando se o problema é só comigo ou se é um problema geral. Acho que preciso de uma maior disciplina na hora de estudar. Gina.

    ResponderEliminar
  21. muito bom o Texto serve para ter um base para ver aonde estamos errando,é preciso ter um tempo para atividades extra classe,somente as aulas assistidas é muito pouco.Obrigado espero que postem mais coisas relacionado sobre o assunto.

    ResponderEliminar
  22. Sergio Fabiao Mahunane8:52 da tarde, novembro 04, 2010

    E muito bom quando reconhecemos as dificuldades básicas com as quais os nossos estudantes podem se deparar quando iniciam o ensino superior, poderei recomendar muitos dos meus estudantes pois poderão encontrar a solução para vários problemas que lhes surgem sem saberem como.

    Sérgio Mahumane: Docente Universitário

    ResponderEliminar
  23. Gostei muito deste texto, estou apenas a terminar uma disciplina (matemática) e já ando a estudar para o exame que irei realizar em Junho para concorrer ao ensino superior, e uma das minhas grandes dúvidas era: como estudar na faculdade?
    Beijo*

    ResponderEliminar
  24. Em breve pretendo ingressar na Facul,pois no dias de hj se nao estudarmos não teremos nem o pão de cada dia,Pretendo fazer pedagogia mas fico em dúvidas... Mas este texto esclareceu algumas dúvidas que tinha.

    ResponderEliminar
  25. faço faculdade de odontologia, estou no quarto período e repeti 2 matérias, gostei muito do site em especial a esse tópico que foi abordado. irei me dedicar mais na faculdade esse período.

    ResponderEliminar
  26. Acho que cada pessoa tem uma maneira diferente de estudar e se preparar para a universidade.
    Estou a tirar engenharia informatica e a parte de passar as aulas a limpo nao existe para mim. Até porque a maioria dos stores passa slides portanto a maneira de estudar varia muito de pessoa para pessoa.
    Claro que como nao tenho a parte de passar a limpo depois tenho que lhe dar mais na parte de ler a materia dos livros

    ResponderEliminar
  27. Gostei muito desse texto e acho que realmente vale apena tentar......

    ResponderEliminar
  28. oi, adorei a tecnica de estudo, vou coloca-la em pratica, mesmo porque meus estudos estao realizados de uma forma equivocada.Preciso melhorar, antes que eu abandone a faculdade de agronomia, coisa que seria uma completa derrota pra mim... obrigada pelo incentivo... abs

    ResponderEliminar
  29. Completamente confuso com as minhas técnicas, agora que vi essas "dicas" vou coloca-las em prática, os meus estudos são realizados de forma bagunçada, preciso melhorar antes que eu abone do Jornalismo, seria uma verdadeira vitória aos meus concorrentes e uma derrota para mim.

    Agradeço pelo incentivo, gostei das dicas e com elas dará tudo certo. Abraços.

    ResponderEliminar
  30. Muito boa a explicação gostei. Estou cursando nutrição 1º semestre e estou procurando uma forma de me organizar para os estudos, tendo disciplina. bjs.

    ResponderEliminar
  31. Verdade, fazer um curso universitário é o sonho de "quase todos", esse texto condiz com meu passado universitário, agora vou dar continuidade, foi bom ter lido esse texto irá me ajudar bastante, 95% é de inteiro interesse meu...Ótimo
    "sem esquecer que pra fazer um curso universitário, ou mesmo que seja outro é bom ter uma boa ortografia."

    ResponderEliminar
  32. Muito bom!!! É uma verdade faculdade é muito diferente do ensino médio, muito mesmo...
    Sou acadêmico de Zootecnia na Universidade Federal do Tocantins.

    ResponderEliminar
  33. Posso falar, a grande verdade é que faculdade, universidade, não são "American pie" é bem mais conteúdo e muito menos mulheres peladas ! Mais vai ter as mulheres peladas se adar ajeitado com dinheiro e carrão (obvio) ! hehehesals.

    É isso vamos estudar galera !!!

    ResponderEliminar
  34. Nossa gostei muito do texto,pois me ajudou-me esclarecer dúvidas,e me trouxe muita informação de como é na universidade!"quero muito fazer uma faculdade,mas ainda não decidir oque quero fazer" (faço o 1º ano do ensino médio e sonho em uma vida melhor) Na opinião de voçês acham que eu tenho capacidade ? obrigada pela atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. capacidade todos temos ,o que mtos tem e preguiça qto nao decidiu o q quer fazer eis a dica se vc nao vai bem em matematika nao escolha os cursos exatas e caso vc se de bem em humanas com historia por ex escolha algo de humanas como administraçao ou vice versa do que eu disse

      Eliminar
    2. Legal as dicas. Nossa, eu nunca imaginei que universitários conversassem em salas de aula (o tamanho da sala não conta)! E só reclama da carga horária do ensino superior quem sempre estudou em um único período de aula. :\ Heuhein! Eu acho que estudantes que desejam ter pelo menos uma noção (talvez básica) do que seria estudar numa universidade, tentar ingressar numa escola técnica pública rígida, até porquê o tempo em sala de aula aumenta a partir do momento em que você estuda para uma formação técnica profissional e para o ensino médio (o equivalente a oito horas e quarenta minutos assistindo aulas -horário integral-) e seguir de acordo com todas as normas estabelecidas pelo o colégio, estudando do horário em que retorna (no caso, às 19h aproximadamente) até a hora de "mimir" (23:30h). Acho que dá para simular legal (não literalmente, eu sei que é bem diferente relacionando certas questões, mas não estuda arduamente no ensino médio que não quer u.u. Dá para se acostumar sim!). Eu sou um estudante de 1º ano e quero dar meu melhor! :D

      Eliminar
  35. Muito bom mesmo. Faço Adm. de Empresas e como muitos não estou sabendo estudar. Más sem dúvidas este texto me ajudou bastante!

    ResponderEliminar
  36. Para quem como eu estudou sozinho para o exame nacional de matematica durante ano e meio, e passou!O saber estudar não foi a dificuldade. A dificuldade esteve na gestão do tempo. Os "timings" na faculdade são completamente diferentes. Mais apertados.
    Em meados de Setembro começa o "semestre", para nos finais de Outubro, principio de Novembro se realizarem os 1ºs testes.Passados 3 meses o "semestre" acaba!
    Depois entra-se na época de exames.Durante o mês de Janeiro existe espaço para 2 exames por cadeira(1ª e 2ª chamada).Quem não obteve aprovação na 1ª chamada por simplesmente não ter estudado nada, não espere ter muito tempo até à 2ª chamada que se realiza num espaço de 1 semana.Na faculdade aplica-se a máxima de não adiar tudo para a última, normalmente não dá bons resultados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um ano perdido! O meu primeiro ano na faculdade (curso de Matemática) foi uma desgraça, de 10 cadeiras fiz 5!!! A minha maior dificuldade foi entender o que os professores diziam nas aulas. Normalmente só conseguia entender 30%-40%. A isto junta-se o facto de os apontamentos que os professores disponibilizam não serem,muitos deles, intuitivos!
      Ora isto tudo obriga a uma grande dose de trabalho ex tracurricular. A pesquisar na net, na biblioteca e ainda a fazer exercicios. Depois é preciso foco, pois quando se utiliza a internet para estudar, corre-se o risco de ir para onde não se deve e como eu disse em Janeiro os timings na faculdade são apertados. Se para o ano ainda estiver na faculdade já sei a receita.

      Eliminar
  37. Gostei muito dessas informações, comecei a faculdade essa semana e estou muito preocupada!

    ResponderEliminar
  38. Gostei mt de todas as dicas! :)

    ResponderEliminar
  39. Não sou muito de ler em blog , mais esse texto me chamou a atenção , vou modelar minhas rotinas para melhorar meu rendimento na universidade . Um abraços a todos
    faço medicina veterinária (:

    ResponderEliminar
  40. Bom mim ajudou muito como mim desempenhar no meus estudo, to no começo da faculdade de recursos humanos e fiquei sei o que memorizar e sse blog vai mim ajudar bastante! Vlw pessoal

    ResponderEliminar
  41. Gostei muito! espero que o senhor continue escrevendo aos universitarios, nos ajudando com mais dicas preciosas!

    ResponderEliminar
  42. um autor e tem me ajudado nas minhas dúvidas e pesquisa sobre meu curso .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1.ª casa! E agora?

Hi5 porcas

Red Bull - Lisboa Downtown 2006