Tendências da mente

O stress começa com as actividades da mente, e as respostas emocionais consequentes.
Por exemplo: se alguém lhe dá 10 elogios pela manhã e depois do almoço o critica uma vez, o que acontece?
A mente agarra-se à negativa. “Por que é que ele disse aquilo? O que poderá significar?
O que é que eu fiz de errado?”. Não importa que durante toda a manhã só tenha recebido elogios.

A primeira tendência da mente é agarrar-se ao negativo. Assim, uma crítica é vivida e revivida numa angústia mental e emocional, provocando o stress. E claro que a memória do evento mantém a angústia até muito depois do acontecimento ter ocorrido, activando e reactivando a mesma emoção, os mesmos sentimentos.
Estas emoções/stress são armazenados nas células do corpo como toxinas e intoxicam o nosso sistema. Existem dois tipos de toxinas: toxinas físicas–abundância de adrenalina, pulsação latente de stress; toxinas emocionais– muito reais, também de stress.
Estas emoções / stress são armazenadas no corpo como substâncias químicas com impressões mentais ou emocionais, ligando-nos a recordações passadas e padrões de comportamentos emocionais antigos. Assim, gastamos muito de nosso tempo lamentando o passado, ou estando ansiosos, preocupando-nos com o futuro. Esta é a segunda tendência da mente, esta oscilação mental entre passado e futuro agrava o nosso stress, enquanto nos afasta do momento presente.
Mas o que acontece de facto?
Respiramos em cada momento, inspiramos e expiramos. Agora, enquanto está a ler este artigo, tome consciência da sua respiração.
Observe o seu movimento de inspiração e expiração nas suas narinas, e mantenha a leitura, e mantenha também a atenção na sua respiração enquanto lê e pratique.
E, enquanto lê, também observa o que é que pensa? Onde é que esteve nestes últimos minutos?
A sua mente esteve presente apenas na leitura? Ou pensou no último cliente que atendeu? Ou se tem comida em casa suficiente para o jantar? Ou quem é que lhe vai enviar o próximo sms? Ou quando vai conseguir acabar o curso de massagem que começou? Ou se vai receber hoje ou amanhã a encomenda que espera? Poderia ser qualquer coisa.
Aonde está exactamente a sua mente neste momento? Ainda a manter a sua atenção na respiração? Como vê, a nossa mente é facilmente distraída pelo passado ou futuro. Mas a realidade da nossa existência é o agora. Este momento, cada momento em que inspira e expira, é onde a realidade de vida está na verdade. Sente-se um pouco com este pensamento por apenas alguns momentos. Pode voltar ao passado? O que é passado é passado, não pode voltar, nem mudar.
Embora nós gostássemos de o fazer, podemos nós ir para o futuro? O que é futuro é futuro quem sabe como as coisas acontecerão na próxima hora, deixe o amanhã para depois. Este momento do presente é tudo o que temos, e a nossa respiração está sempre presente. A verdadeira alegria e felicidade são melhor vividas no momento presente.

Texto de James Latimer e Estética Viva
Agradecimentos: Swami Sadyojathah; Fundação “Arte de Viver”
In:

Revista de Estética Profissional
OPINIÃO:
Por piores que as coisas possam parecer, há-que admitir os nossos erros, fraquezas e qualidades e seguir em frente, tentando sempre ver o lado positivo das coisas por piores que sejam...
Muitas vezes vivemos agarrados ao Futuro ou presos ao nosso Passado e nem pensamos que o que temos que valorizar e viver é o Presente!
É possível dar a volta à nossa mente, mesmo nos momentos mais difíceis em que tudo parece estar contra... É possível eliminar os pensamentos negativos e não dar ouvidos áquela vozinha negativa dentro da nossa cabeça...
Viver o Presente é o mais importante. Respirar cada dia, encarar cada momento com um sorriso no coração!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

1.ª casa! E agora?

Hi5 porcas

Red Bull - Lisboa Downtown 2006