segunda-feira, setembro 11, 2006

Atlantis acoplou à Estação Internacional

NASA enviou mais dois módulos de construção


O vaivém Atlantis acoplou com a Estação Espacial Internacional, esta segunda-feira, dois dias depois de ter sido lançado. A missão do Space Shuttle, a 349 quilómetros da Terra, foi transportar material que permitisse continuar a sua construção. Desta vez, a NASA enviou dois enormes módulos de montagem, um dos quais com uma antena solar.

AP
Braço robótico do vaivém Atlantis
"A acoplagem (…) foi provavelmente a mais perfeita de todas em que participei, foi espectacular", referiu o director de voo do vaivém, Paul Dye. A nave aterrou na Estação Espacial por volta das 11h48 (hora de Lisboa) e fê-lo com uma carga recorde: 17,5 toneladas. A missão terá a duração de 11 dias e é considerada pela NASA crucial para o projecto.
A tripulação do Atlantis, constituída por uma mulher e cinco homens, teve a missão de transportar dois módulos que constituem a estrutura mais pesada até agora levada por um vaivém até Estação Espacial Internacional, sendo a sua instalação de uma complexidade sem precedentes.
A antena solar de 73 metros de envergadura, que passa a ficar agregada à estação, permitirá duplicar as capacidades de produção eléctrica do complexo, cujos trabalhos de construção foram suspensos em finais de 2002 devido ao acidente do Columbia.
Quando o Atlantis estava 200 metros abaixo da estação, o comandante Brent Jett fez uma manobra para que fosse possível aos tripulantes fotografarem parte da nave à procura de eventuais danos nas placas de isolamento térmico. Depois disso o vaivém atracou lentamente na Estação Espacial Internacional.
Fonte: www.sic.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário