Respirar para não ter stress

A respiração é a chave para a harmonia interior e beleza exterior. Qual é o nosso primeiro acto quando nascemos? Inspiramos e depois choramos. E o nosso último acto é expirar, e então os outros choram.
Entre estes dois actos acontece toda a nossa vida, e durante todo este tempo estamos a inspirar e expirar.
O que é a respiração? Por que é tão importante a nossa respiração?


A respiração é sinónimo de vida. A nossa respiração é a nossa vida e a nossa vida é feita da nossa respiração. Sem respiração o que somos? Pode haver vida humana sem respiração? A nossa respiração é essencial à nossa existência.

Contudo, não costumamos prestar nenhuma atenção à nossa respiração. Estamos o tempo todo focados no que se passa à nossa volta, o que está fora de nós: negócios, relações com clientes, vida familiar, vida social, amizades, dinheiro, carros, telemóveis, moda etc. E durante todas estas actividades estamos a respirar. Será que temos consciência disso?

O stress influencia fortemente a nossa forma de ser, o nosso estado mental e a nossa saúde. A respiração é o perfeito antídoto. Muitas das doenças de hoje são o resultado do stress: depressão, ansiedade, irritabilidade, problemas de pele, alterações energéticas, distúrbios alimentares, problemas de sono, doenças mentais ou emocionais, hipertensão, dependência de álcool e tabaco, dependência de drogas e assim por diante.

“Aprendemos tantas coisas na escola e em casa, mas nunca nos ensinaram como manter o corpo são (livre de doenças), uma mente sem stress, nem como lidar com as nossas emoções negativas”, refere Sri Sri Ravi Shankar, fundador da Fundação “A Arte de Viver”.

No mundo de hoje temos que estudar a nossa própria mente, o nosso próprio ego, gastamos tanto tempo a aprender tantas coisas para a vida, mas poucas sobre a própria vida. Muito frequentemente, só paramos para pensar na vida que levamos quando somos forçados, normalmente por doença.

Em vez de esperar que o stress atinja tal nível, podemos ter acções preventivas usando um pouco de tempo para aprendermos sobre nós mesmos e como funcionamos. Por exemplo, a natureza da nossa mente, o efeito das nossas emoções sobre o nosso sistema nervoso, os ciclos naturais do nosso corpo, o poder da nossa respiração.

O estudo de si próprio é essencial para se ser o gerente competente da nossa própria vida, no ambiente competitivo dos nossos dias. O segredo está na nossa própria respiração.

Texto de James Latimer e Estética Viva
Agradecimentos: Swami Sadyojathah; Fundação “Arte de Viver”

Fonte: http://mulher.sapo.pt/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hi5 porcas

Universidade. E agora? Como estudar?