Cultura agora é pecado? Demorar muito tempo a ler um jornal pode ser considerado pecado.



Os novos pecados da Igreja Católica: ler muito, ver televisão e navegar na Internet.

Começando assim, até parece uma anedota, mas é mesmo verdade. Esta notícia, que já abalou meio Mundo, foi hoje divulgada na SIC e, o Vaticano apresenta os seus argumentos muito superficialmente.

"Há novos pecados a ter em consideração pelos católicos no momento da confissão. Se em vez de meditar e ler a Bíblia, estiver a ver televisão, ler jornais ou navegar na Internet, tal poderá querer dizer que está a pecar e deverá confessá-lo. O Vaticano recupera, deste modo, uma celebração antiga com uma nova lista de pecados.

Quanto tempo dedica a ver televisão, ler jornais ou a navegar na Internet? E quanto tempo investe a meditar e a ler a Sagrada Escritura? A resposta ajuda a decidir se tem ou não a confessar pecados considerados novos pela Igreja católica.

Ao excesso de velocidade ou à fuga aos impostos acrescentam-se agora pecados ligados às novas tecnologias, à televisão, aos jornais.

Foi o que explicou na terça-feira, na Basílica de São Pedro, o cardeal norte-americano James Francis Stafford, o penitenciário-mor do Vaticano. Fê-lo durante o Rito da Reconciliação, uma cerimónia que era tradicional em Roma até ao Renascimento e que agora a Santa Sé recupera. Os penitentes aproveitam para se confessar, reanimando uma prática em queda.

Ler a Bíblia é uma actividade que requer tempo e que hoje a Igreja Católica aconselha em substituição de qualquer outra penitência mais tradicionalista.

Na homilia da celebração, o cardeal norte-americano falou ainda do perdão. Falou sobre se é possível perdoar crimes como a violência contra crianças ou os assassinatos em massa de inocentes e disse que "a escuridão do pecado não poderá apagar nunca a luz da misericórdia divina"."

Fonte:http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20060413-Ler+muito+ver+televisao+e+navegar+na+net+pecado.htm



Opinião:
O que me parece a mim é que o Vaticano e os seus conclaves deviam, também, modernizar-se, mas estando de acordo com a Vida que levamos e de encontro a uma sociedade com pensamentos e actos modernos.

Estar ao corrente do que se passa no Mundo é pecado? Quem dispensa estar a tomar um cafézinho e a ler um bom jornal, seja em casa, no café ou no metro? E eu pergunto: Até que ponto é que o novo Papa e os seus Bispos estão actualizados em termos de notícias??? Vêm o "Telejornal" ou lêm os Jornais?? Se não o fazem, deviam! Talvez, assim, não metessem os pés pelas mãos... E fizessem algo decente pelos Cristãos e não por eles. Para quê esconder coisas e ter tantos segredos a sete chaves, dentro do próprio Vaticano e Igreja? Não percebo. Transcende a minha compreensão. Tenho esta opinião, apesar de ser católica. Mas, confesso: às vezes tenho vergonha desta instituição. Pessoas que se dizem líderes espirituais: homosexuais, pedófilos, corruptos, materialistas e consumistas... Para quê? Mais vale mudar as regras do jogo e permitir o casamento e tudo mais do que andar a fazer figuras tristes...

Subscrevo as palavras da jornalista da SIC Clara de Sousa: "Sou pecadora...Confesso."

Podem comentar à vontade!! Uma boa polémica nunca fez mal a ninguém...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

1.ª casa! E agora?

Hi5 porcas

Red Bull - Lisboa Downtown 2006