Saber estudar

Nesta altura de exames, testes e trabalhos, uma das razões porque os resultados finais nem sempre são positivos é porque os estudantes nem sempre sabem rentabilizar de maneira eficiente o seu estudo.
Aqui ficam algumas dicas:
- Programa as actividades a realizar (podes socorrer-te de uma agenda ou fazer um plano semanal).
- Faz uma separação clara entre os momentos de estudo e os momentos de lazer.
- Cumpre sempre o horário que estabeleceste para o estudo, ou seja, não te habitues a adiar o que é importante.
- Tenta sempre antecipar o estudo ou a data de entrega dos trabalhos.
- Aproveita o teu tempo ao máximo (até podes estudar enquanto estás numa sala de espera...).

Prepare um ambiente adequado para estudar, reunir o material necessário, planear o quanto irá estudar nesse dia e que sejam compatíveis com as metas semanais propostas. Focalizar toda a atenção na sessão de estudo que vai começar.

» Programa-te para a cada 50 minutos de estudo, fazer um intervalo de 10 minutos, procurando movimentar-se a fim de fazer circular o sangue no corpo, e principalmente no cérebro.
» Este intervalo é o tempo adequado para o teu cérebro processar toda a matéria até ali estudada e com isso ter um maior rendimento, ou seja, poderás estudar mais horas por dia, sem com isso “cansar” a tua cabeça e prejudicar o teu desempenho.
» Antes de cada sessão de estudo procura dar uma vista de olhos no que vais estudar, de forma a estruturar a matéria dentro da tua cabeça, organizada por item e sub-items.
» Faz resumos da matéria de uma forma “não linear”, ou seja, utiliza palavras-chaves, cores, desenhos. Em resumo, procura montar um resumo o mais “visual” possível, pois desta forma vais utilizar equilibradamente os dois hemisférios cerebrais (esquerdo e direito), com isso, o cérebro poderá trabalhar melhor, pois este tipo de alternância auxilia a um rendimento e compreensão maiores. Utiliza, também, no teu material de estudo, cores, itens sublinhados e destaques visuais com o mesmo propósito. Esta técnica funciona particularmente bem para aqueles que têm uma grande memória visual.


Alimentação
Durante as sessões de estudo, procura comer frutas e beber bastante água, evita alimentos ricos em hidratos de carbono, tais como: bolachas, pão, bolos, etc., pois estes induzem à produção de hormonas facilitadoras do sono. Lembre-se que o cérebro é o órgão do corpo humano que mais utiliza sangue e que mais consome energia, portanto alimenta-te adequadamente.
Se fores almoçar ou jantar massas e carnes, opta por comer carne no almoço e massas à noite, pois a carne (proteína) induz a produção de hormonas inibidoras do sono e, a massa (hidratos de carbono) hormonas facilitadoras do sono.

Sono
Procura dormir adequadamente, ou seja, cerca de oito horas diárias, não invadas a madrugada a estudar, pois, desta forma, estás a prejudicar várias funções importantes, tanto cerebrais como de recuperação celular. O sono não é perda de tempo, ele é muito importante no desempenho global, pois a “sua máquina” precisa render ao máximo, e o máximo só se consegue cuidando bem dela.
Conhece-te bem, a ti e aos teus ritmos e limites, procura respeitá-los. Todos somos diferentes...

Lazer
Procura reservar um tempo para fazer atividades desestressantes, que gostes e que te reponham o equilíbrio mental diário. O ideal seriam actividades físicas, como andar a pé, ginástica, ou seja: actividades aeróbicas em geral, desta forma consegue-se “aliviar” a cabeça e fazer circular mais sangue no cérebro.
Não sejas muito duro contigoo mesmo, tenta balancear motivação, trabalho e lazer.

BOM ESTUDO!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

1.ª casa! E agora?

Hi5 porcas

Red Bull - Lisboa Downtown 2006