Índice de raios UV elevado - DGS alerta para problemas “agudos e crónicos” para a saúde


O Índice de Raios Ultravioleta (IUV) deverá hoje ser "muito alto" em Portugal devido às altas temperaturas. A Direcção-geral de Saúde recomenda a protecção da pele e da visão. De acordo com o Instituto de Meteorologia, as temperaturas estarão altas até sexta-feira.
Arquivo SIC
Os raios UV podem ser prejudiciais à saúde
Devido às altas temperaturas, que poderão chegar aos 40 graus nas regiões do Interior/Centro e Sul, o IUV será hoje "muito alto", situando-se no nível oito.
Segundo a Direcção-geral de Saúde, a exposição à radiação ultravioleta do sol "pode conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, nomeadamente ao nível da pele, olhos e sistema imunitário".
Como medidas de prevenção dos efeitos do calor, sobretudo nos idosos, acamados, doentes crónicos e crianças, a Direcção-geral de Saúde recomenda o aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, sendo de evitar bebidas alcoólicas, gaseificadas, com cafeína ou ricas em açúcar.
Temperaturas altas até sexta-feira
O Instituto de Meteorologia prevê para hoje, quinta e sexta-feira temperaturas acima da média para a época, que podem variar entre os 35 e os 40 graus.
As temperaturas elevadas, esperadas sobretudo para as regiões do Centro e do Sul de Portugal continental, levaram o IM a lançar um aviso de alerta Amarelo. Nos locais com temperaturas mais altas, o alerta será Laranja.
Com Lusa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

1.ª casa! E agora?

Hi5 porcas

Red Bull - Lisboa Downtown 2006