O Sol é bom ou mau?


A exposição solar exagerada é responsável por 90% dos cancros cutâneos, os quais só têm cura se forem detectados precocemente. Reeducar é preciso, bem como apostar na prevenção.
Devido à redução da camada de Ozono, tem-se verificado um aumento de 3% da radiação UV na crosta terrestre, o que implica um aumento de incidência do melanoma. Assim, as exposições solares exageradas representam uma amea¬ça à saúde.
O sol é a causa de mais de 90% dos cancros cutâneos, podendo estes demorar entre 20 a 30 anos a manifestar-se. Deve-se, por isso, usufruir moderamente dos benefícios do sol e em determinados períodos do dia.
Os cancros cutâneos têm cura apenas se forem tratados precocemente. Neste sentido, convém saber como detectar na pele aquilo que nos levará a suspeitar de que algo não está bem. Os factores de risco de desenvolvimento do melanoma têm por base dois universos - o ambiental e individual, que se traduzem em luz solar, actividades de lazer, fontes artificiais de luz e muitos outros. No caso do ambiente podemos ainda acrescentar que não é apenas o sol que representa perigo, também o frio tem acção negativa sobre a pele.

Profilaxia, benefícios do sol...
Há, pois, que mudar os nossos comportamentos. Neste sentido, existem duas vertentes indispensáveis: a prevenção primária e a secundária. No primeiro caso devemos vencer a vontade de nos expormos aos sol – especialmente entre as 11 e as 16 horas, e mesmo depois dessa hora os cuidados devem continuar.
Durante a exposição solar é importante o uso de roupa protectora e óculos de sol, bem como de protectores solares, não só no corpo e rosto, como nos lábios.
Ao contrário do que se possa pensar, deve evitar-se a exposição solar e protectores solares em crianças com menos de 1 ano de idade. Quanto às restantes, nomeadamente a partir dos 3 anos, deve encorajar-se a criança a ter como regra procurar uma sombra.
Relativamente à prevenção secundária, esta passa pela detecção precoce do cancro cutâneo, que é o mais prevalente mas curável se detectado precocemente. Assim, cada pessoa deve conhecer a sua pele e realizar o auto-exame cutâneo por forma a detectar sinais de alarme e vigiá-los, devendo mesmo consultar-se com o médico.
Indispensável à vida na Terra, o sol tem acções tão benéficas que seria impossível viver sem ele. Além de possibilitar a fotossíntese, fornece calor e é essencial à regulação do meta¬bolismo do cálcio e do fósforo necessários ao esqueleto humano, através da produção da famosa vitamina D. Todos nós precisamos desta vitamina!
Uma radiação solar adequada proporciona bem-estar, relaxamento, aumenta a capacidade de acção, estimula o organismo físico e psíquico. É, por isso, que na altura da Primavera e do Verão as pessoas se apresentem mais bem dispostas.O sol moderado é importante para os adultos como para as crianças e os idosos.

... e malefícios
Mas a verdade é que os raios solares em quantidades e qualidades inadequadas anulam os benefícios do sol. Em exagero constituem fonte agressiva capaz de causar manchas inestéticas, envelhecimento precoce, queimaduras e cancro cutâneo.
Cada um de nós nasce com um determinado "capital solar", ou seja, com um conjunto de meios naturais de defesa como o bronzeado, o aumento da espes¬sura da camada córnea e os processos de reparação celular.
No entanto, sempre que cometemos um excesso, expondo-nos durante o horário de risco, não usando roupa adequada ou não renovando o protector solar, a que podemos juntar o facto de não beber água para hidratar a pele e apanhando escaldões, estamos a gastar o nosso capital solar. O exagero constante conduz, então, ao aparecimento de problemas cutâneos tão graves como o melanoma.
Deve-se, portanto, apostar na protecção, e em especial nas crian¬ças, já que estão em constante exposição, não têm ainda consciência do perigo e porque os malefícios só serão visíveis anos mais tarde.
E os escaldões acumulados durante a infância são um dos mais importantes factores de risco no desenvolvimento de cancros cutâneos e especialmente no desen¬volvimento de melanoma durante a idade adulta.

Auto-diagnóstico Regra A B C D E
Um método simples que pode ajudar a precaver-se contra o terrível cancro cutâneo. Assim, deve prestar-se muita atenção aos sinais que aumentam ou endurecem; mudam de forma; mudam de cor ou sangram.
Se tem sinais com mais de 2 milímetros deve manter-se atento a todas as modificações. Em caso afirmativo aplique a regra A, B, C, D e E e con¬sulte de imediato um dermatologista se encontrar algum dos sintomas seguintes:

A = Assimetria (a forma do sinal é irregular, não redonda);
B = Bordo (o contorno do sinal é irregular, mal delimitado);
C = Cor (o sinal não apresenta uma cor uniforme, tem várias cores);
D = Diâmetro (o diâmetro do sinal é superior a 5mm);
E = Evolução (o sinal tornou-se proeminente em relação à pele que o rodeia: é mais duro ou aumentou de diâmetro).

Atenção que estes sinais de alarme não têm, forçosamente, de se manifestar em simultâneo. E deve comparar-se cada mancha com outras pigmentadas ou sinais já existentes com aspecto não modificado.

Seis Fototipos da Liga Portuguesa Contra o Cancro
1 - Cabelos loiros ou ruivos, olhos azuis ou esverdeados, pele muito clara e extremamente sensível; apanha facilmente escaldões ao Sol. O bronzeado é muito lento.Tempo de autoprotecção da pele: 5 a 10 minutos
2 - Cabelos louros, olhos azuis, pele clara, fica facilmente vermelha ao Sol. Bronzeia-se ligeiramente e com dificuldade.Tempo de autoprotecção da pele: 10 a 20 minutos
3 - Cabelos castanhos, pele clara, olhos claros ou escuros. Bronzeia gradualmente, apanha por vezes escaldões; bronzeado pronunciado, à medida que a pele se habitua gradualmente ao sol.Tempo de autoprotecção da pele: 20 a 30 minutos
4 - Cabelos castanhos ou pretos, pele morena e olhos escuros. Pele pouco sensível, raramente sofre queimaduras, bronzeia facilmente. Este tipo de pele não está, no entanto, ao abrigo da formação precoce de rugas ou manchas devidas ao envelhecimento quando a dose de Sol se torna mais forte.Tempo de autoprotecção da pele: cerca de 45 minutos
5 - Cabelos pretos, pele escura, olhos castanhos escuros, pele pouco sensível ao sol.Tempo de autoprotecção da pele: cerca de 60 minutos.
6 - Cabelos negros, pele e olhos negros. A pele bem adaptada ao Sol.Tempo de autoprotecção da pele: cerca de 90 minutos ou superior.

Recomendações
Para melhor usufruir do Sol, eis alguns conselhos:
• Não se exponha ao Sol entre as 11 e as 16 horas (raios solares mais nocivos)
• Exponha-se ao Sol de uma forma progressiva, seja qual for o seu fototipo da pele
• Use protector solar UVB e UVA, com um índice elevado nos primeiros dias
• Dê especial atenção à protecção do rosto e das costas das mãos - expostas durante mais tempo
• Use roupas largas e claras, um chapéu com abas largas e óculos
• Beba água para hidtratar a pele durante a exposição solar
• Não expor ao sol crianças com idade inferior a 3 anos
• Proteger as crianças do sol durante todo o ano
• Usar protecção e renovar a aplicação mesmo que o céu esteja nublado. As nuvens podem deixar passar até 80% dos raios UV - o risco de excesso de exposição chega a aumentar nestas condições porque a sensação de calor é atenuada, o que leva as pessoas a manterem-se mais tempo ao sol
• Examinar a sua pele e a das crianças. Em caso de vermelhidão, acalmá-la com a ajuda de um after-sun adaptado e nos dias seguintes preferir a sombra
• Lembrar que não é só na praia que a protecção é necessária. No campo, na cidade e na montanha, sobretudo se há neve, deve também tomar-se medidas
• Ter em conta a influência da altitude. Regra geral, cada quilómetro em altitude aumenta o fluxo ultravioleta em 6% . Pelo contrário, os lugares de altitude inferior ao nível do mar são relativamente pobres em UVB
• Evitar o bronzeamento artificial. A pele exposta aos raios ultravioletas UV envelhece prematuramente e o risco de desenvolver um cancro aumenta.




Fontes: www.esteticaviva.com, www.mulher.sapo.pt

Comentários

  1. algum testemunho real de cancro da pele tipo melanoma e com que idade surgiu???

    ResponderEliminar
  2. relativamente ao tempo de auto-protecçao da pele, cada grupo tem de ter todos os parametros reunidos?

    pois apesar de ter os olhos esverdeados escuros, tenho o cabello castanho muito escuro e poucos sinais, porem nos ultimos tempos creio que tenha ficado com a pele mais sensivel

    ResponderEliminar
  3. gostei muito do que voce escreveu e mi ajudou muito!!!!!!!!!obrigado

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1.ª casa! E agora?

Hi5 porcas

Red Bull - Lisboa Downtown 2006