Dicas e truques (2006)


Sapatos
Cunhas, solas compensadas, biqueiras redondas, saltos grossos - esta nova tendência tem a vantagem de acrescentar um toque de indiscutível modernidade, além de ser quase sempre muito confortável. Em suma, os dias dos sapatos clássicos parecem ter chegado ao fim…
Malas
A esquecer: tecidos ou telas com monogramas! De um modo geral as carteiras usam-se grandes. São um pouco menos compartimentadas do que temos vindo a assistir nas últimas estações. Voltaram a usar-se ao ombro, o que é muito prático. Para a noite, continuam pequenas e requintadas. Pode conjugá-las com as cores da roupa ou contrastar. Tudo é permitido.
Cintos
São acessórios importantíssimos na silhueta desta estação, porque assumem agora um papel preponderante. Os cintos são bastante altos com fivelas enormes e usam-se mesmo no lugar da cintura.Esquecer as cinturas descaídas com cintos fininhos.
Bijutaria
Correntes, muitas correntes - correntes metálicas, colares bem compridos com contas ou pedras grandes. Os brincos deixaram de existir da forma como os usávamos. Já não são o centro do enfeite e, na maior parte das vezes, o seu lugar foi ocupado pelos colares.
Cor de pó de arroz
Esta designação serve para definir uma vasta gama de tons que vão do cor de carne ao bege e ao pêssego-claro. Para se obter um efeito bem conseguido desta tendência, esta cor deve ser utilizada na totalidade, ou seja, de preferência um vestido, um top + saia ou um top + calças, sempre em materiais fluídos e românticos. Pode ter acessórios em preto, em prata ou noutro tom da mesma cor. Ter em atenção a maquilhagem: a predominância destes tons pode apagar o rosto e, por isso, pode ser necessário recorrer a um reforço de cor, mas sempre com muita suavidade.
Estampados de flores
Usam-se simples ou combinados com outros estampados de flores. Mas atenção que, neste último caso, há que saber combinar. Usam-se, muitas vezes, em vestidos de cintura subida e também com folhos - sempre com uma pitada de romantismo e de Primavera.
Shorts
Usam-se curtos ou muito curtos, sempre acima do joelho. Em alguns casos, não são particularmente justos. Usar com solas compensadas, e com blazers, também eles curtos e estruturados. Por vezes, combinam-se com blusas ou tops fluídos e românticos para contrastar com a agressividade destas peças. Escusado será dizer que são exclusivamente reservados a pernas irrepreensíveis e a caras muito jovens.
Pedrarias
Normalmente, esta tendência aparece associada a vestidos de cocktail/festa. Quase lhes podemos chamar vestidos-jóias, uma vez que alguns se apresentam completamente bordados a pedras, paillettes, lantejoulas, incrustações de pequenos espelhos. Noutros casos, os vestidos são só parcialmente adornados, mas sempre de uma forma vistosa. As pedras iluminam a silhueta com uma aura de joalharia.
Folhos
Pode dizer-se que os folhos estão presentes em quase todas as peças e em quase todas as tendências. Os folhos combinam-se com branco total, com estampados de flores ou até com shorts e blusas. Evite-os, no entanto, se a sua silhueta for um pouco cheia, porque os folhos desta estação não são subtis e é muito fácil arredondarem bastante. Opte por blusas, se tiver um tronco magro, e por saias, se tiver coxas magras. Os tecidos devem ser fluídos, para que os folhos tenham movimento.
Branco total
Uma camisa branca – sobretudo, de corte masculino – é sempre uma peça indispensável em qualquer guarda-roupa. No entanto, não basta para se estar elegante. O que conta é a totalidade. Use o branco em sobreposições, em vestidos, saias, blusas ou calças. Como acessórios para combinar com esta cor, prefira o preto ou o branco.
Riscas
Voltaram em força! Principalmente, as horizontais, mas também as verticais. Usam-se como look total ou só como apontamento. Conjugadas com outras riscas, sobretudo em preto/branco, azul/branco ou encarnado/branco, em vestidos, casacos, malhas e calças. As riscas verticais alongam e emagrecem. O mesmo não se pode dizer das horizontais. Em caso de dúvida, é melhor usá-las só na parte superior ou inferior do corpo, conforme a sua estrutura.
Pretos
Esteve ausente pouco tempo e felizmente voltou. Também usado como look total e muitas vezes pontuado de acessórios brancos. Assiste-se ao regresso de “o meu vestido preto”. Nada beneficia mais uma mulher. Quer para dia quer para noite. Escolha consoante a situação e vai estar sempre bem.
Aqui, não há tendência para excessos. Os tons são muito naturais, o que não quer dizer ausência, mas apenas suavidade. A boca pode assumir um papel de relevo em ocasiões festivas com toda a gama de encarnados, laranjas ou rosas vibrantes. Ter em atenção as cores do vestuário.
De um modo geral usam-se lisos, ligeiramente escadeados com um ar natural. O rabo de cavalo no alto da cabeça e bastante repuxado continua a ser muito utilizado, tanto de dia como de noite. Suaves ondas com movimento podem ser também uma solução para a noite. Não deve, no entanto, escravizar o seu cabelo às tendências, caso ele não se adapte. Fale com o seu cabeleireiro.
Vestidos
É a peça de eleição, que pode reunir todas as outras tendências. Vestidos e camiseiros com cintos a marcar a cintura, linha império, linha balão, linha princesa, estampados, lisos, com folhos, brancos, quase sempre pela altura do joelho. Substituíram, de alguma forma, as calças que, nesta estação, não surgem em grande evidência. São hiperfemininos, fáceis de vestir, podem ocultar imperfeições mais depressa do que um par de calças e dão-lhe imediatamente uma silhueta actual. Uma nova postura a assumir.
Volumes
O ovo é a inspiração. Formas estreitas em cima e em baixo, e volumosas no meio. Saias balão, vestidos justos em cima com a cintura marcada e com a saia em forma de balão. Usam-se sempre pelo joelho - mais abaixo, a silhueta torna-se numa bola! Use um top ou uma saia, consoante as suas formas. O ovo total, apesar de servir para disfarçar a zona média do corpo, deve ser usado com cuidado.
Casacos
Vieram substituir o uso incondicional do blusão de ganga. Em forma de gabardines, casacos a três quartos, blazers cintados ou soltos e pelo joelho. A conjugar ou contrastar com as peças que ficam por baixo.
Calças
Apesar de estarem um pouco marginalizadas, nesta estação, irão, certamente, continuar a ser usadas. Pode escolher entre calças justas (só para as mais magras) ou soltas, por vezes com um corte masculino, em tecidos fluídos e até com pinças, transmitindo um certo ar de revivalismo de outras épocas. Neste caso, devem ser bastante compridas, quase sem deixar ver os sapatos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

1.ª casa! E agora?

Hi5 porcas

Red Bull - Lisboa Downtown 2006