Turma da Mónica


A revista brasileira da Turma da Mónica, criada por Maurício de Sousa, que apresenta em estreia a personagem portuguesa António Alfacinha, foi colocada à venda esta semana em Portugal.

António Alfacinha - "o miúdo luso" - é apresentado no número sete da revista do Cebolinha, uma das personagens da Turma da Mónica, que saiu em Julho de 2007 no Brasil, mas só agora distribuída no mercado português.


A personagem, que traja calções verdes e uma camisola vermelha (as cores da bandeira portuguesa), está constantemente a dizer "ó pá!" e "pois" e a utilizar palavras que habitualmente não fazem parte do vocabulário dos brasileiros, originando vários equívocos entre a Turma da Mónica.


Se os amigos do Cebolinha dizem "gata", "garota" e "mina" quando vêem uma rapariga, António Alfacinha diz "gaja".

No Brasil, "porreiro" é "legal", "ardina" é "jornaleiro", "jogo de futebol" é "pelada" e "parvoíce" é "bobagem".

A nova personagem portuguesa foi desenhada nos Estúdios de Maurício de Sousa, o famoso criador da Mónica, Cascão e Cebolinha, mas surge com uma imagem estereotipada do que é ser português, utilizando um vocabulário pouco usual nas crianças.


OPINIÃO:

Continuando na onda de BD, achei piada o facto do novo personagem ser inspirado no bigode aristocrático português... hehehe


Maurício de Sousa já confirmou a sua presença na mostra portuguesa de BD da Amadora.




© Mauricio de Sousa Produções

Comentários

  1. Lindo!! Fartei-me de ler os livros da turma, mesmo durante a faculdade... deliciosos! E muito, muito bons!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1.ª casa! E agora?

Hi5 porcas

Red Bull - Lisboa Downtown 2006