Mitos da dieta saudável

Agora que chegou oficialmente o Verão, cá ficam alguns mitos dismistificados sobre a alimentação.






Dietas da moda e suplementos dietéticos assentam muitas vezes em princípios nutricionais errados

“Num mundo em que todos nós sentimos pressão para nos apresentarmos magros e em que conta a boa aparência e o bom estado nutricional, bem como o acesso à informação que circula na Internet à qual os doentes têm acesso, é fundamental desmistificar alguns mitos da dieta saudável”, explica Diana Mendes, dietista no Serviço de Dietética do Hospital de Santa Marta, durante as Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular para Medicina Familiar, que decorreram entre os dias 19 e 21 de Junho, em Albufeira.

“Cerca de 38,6% dos portugueses têm excesso de peso. Somos pressionados pela indústria da moda para ser magros e esta mensagem passa aos nossos adolescentes” acrescenta a especialista. “Hoje em dia há também uma distorção ao nível das porções que nos são apresentadas pela indústria alimentar” e aproveita para desmistificar alguns mitos:

Mito 1 – Jejum

Devem-se saltar refeições – pequeno-almoço, almoço e jantar. Errado! Deve-se evitar períodos longos de jejum e fraccionar a alimentação ao longo do dia.

Mito 2 – Ser vegetariano

O mito de que comer só vegetais é mais saudável. Errado! Neste tipo de cozinha são frequentemente apresentadas confecções como fritos, guisados ou molhos adicionados como soja ou natas, aumentando o valor calórico e lipídico.

Mito 3 – Iogurtes

Os iogurtes magros são melhores e não engordam. Errado! Os iogurtes magros chegam a ter cerca de 13 gramas de açúcar.

Mito 4 – Sumos naturais

Os sumos naturais são frequentemente mencionados como sendo uma bebida saudável e que «não engorda». Errado!! Um sumo natural tem mais calorias que a fruta e perde bastante ao nível da ingestão de fibras.


Mito 5 – Fruta

Deve-se ingerir grandes quantidades de fruta e substituir as refeições por fruta. Errado! A fruta também tem açúcar (frutose) e não se devem fazer refeições só de fruta.

Mito 6 – Azeite

O azeite é uma gordura saudável. Podemos abusar. Não!!! O azeite é uma gordura saudável, sim, mas deve-se ingerir em quantidades moderadas.

Mito 7 – Saladas

Se comermos sempre saladas não engordamos. Errado!!! Muitas saladas de hoje são altamente calóricas e carregadas de molhos como maionese, pastas de delícias do mar ou atum, etc...

Mito 8 – O pão engorda

O problema do pão é apenas o seu consumo à hora da refeição, com manteiga à mistura, azeitonas e entradas (presunto, queijos, etc...). Deve-se comer pão, sim. Mas cuidado com o sal. Tendencialmente é preferível consumir pão escuro – ao pequeno-almoço e ao lanche. Não devemos acrescentar pão à refeição.

O conselho de Diana Mendes para uma dieta saudável incide sobre o exercício físico regular, consumo apropriado de líquidos (cerca e 1,5l diário) e seguimento das regras básicas da pirâmide alimentar. O cumprimento destes três factores conduz à manutenção do peso adequado a cada indivíduo ou à perda de peso gradual, quando é esse o objectivo.


Fonte: http://mulher.sapo.pt/; http://www.google.pt/



Comentários

Mensagens populares deste blogue

1.ª casa! E agora?

Hi5 porcas

Red Bull - Lisboa Downtown 2006