Islândia é o melhor país do mundo para se viver




Índice de Desenvolvimento Humano - Islândia é o melhor país do mundo para se viver, a Serra Leoa é o pior



A Islândia superou a Noruega como o melhor país do mundo para se viver enquanto a Serra Leoa é o pior, divulgou hoje a tabela anual do Índice de Desenvolvimento Humano (INH) das Nações Unidas


As melhores posições da tabela estão, como de costume, destinadas aos países ricos - a Islândia, a Noruega, a Austrália, o Canadá e a Irlanda. Os Estados Unidos caíram do oitavo para o décimo-segundo lugar.

No extremo oposto da tabela, encontram-se os 22 países da África subsaariana, estando a Serra Leoa em último lugar. Em dez desses países, duas em cada cinco crianças não vão chegar aos 40. O relatório do ano passado afirmou que a SIDA tem tido um «efeito catastrófico» sobre a expectativa de vida na região.

O índice lista 175 países-membros da ONU - contando com Hong Kong e os territórios palestinianos - mas excluiu 17 países, entre os quais o Iraque, o Afeganistão e a Somália, porque não há dados suficientes para se proceder à avaliação.

A Noruega ocupou a primeira posição da lista durante seis anos, mas foi superada pela Islândia em 2007 devido às novas estimativas sobre a expectativa de vida e dos dados actualizados sobre o Produto Interno Bruto (PIB).

O relatório afirmou que a maior parte dos países aumentou o seu índice de desenvolvimento humanonos últimos 30 anos. Mas, em cerca de 16, o nível é menor do que em 1990. E em três - na República Democrática do Congo, na Zâmbia e no Zimbabué -menor do que em 1975.

SOL com Reuters




Comentários

Mensagens populares deste blogue

1.ª casa! E agora?

Hi5 porcas

Red Bull - Lisboa Downtown 2006