Filosofando... Quem sou eu?

Ora cá está umas das perguntas existenciais mais dificeis de responder de todos os tempos: Quem sou eu?
Junta-se a outras duas questões igualmente profundas... Dando seguimento à contínua busca por respostas às perguntas-chave: Para onde vou? De onde vim?
Lembro-me de dar isto em Filosofia e Sociologia... A busca incessante da explicação e entendimento do ser social e seu comportamento...
Muito bem...
Toda a gente sabe que é sempre muito mais fácil respondermos a perguntas relacionadas com os outros e com o que nos rodeia, aquilo e aqueles que nos são próximos, de quem gostamos mais ou menos porque nos é mais fácil ver-lhes as qualidades ou defeitos, consoante o caso.
Quando chega a vez de falarmos sobre nós próprios faz-se um grande silêncio e hesitação, mesmo que só na nossa cabeça.


Se falamos com eloquência e algum floreamento é porque não somos humildes o suficiente, se somos humildes demais e não nos fazemos destacar pelas nossas melhores qualidades é porque nos rebaixamos e não nos valorizamos o suficiente... Então fazer o quê?
Cá fica um texto que achei adequado...




Quem sou eu?

"Eu sou o tudo. Eu sou o Nada.
Sou os livros que li, os momentos que passei, eu sou os brinquedos que brinquei e os amigos que conquistei. Sou o amor que dei e os amores que tive, as viagens que fiz e os desportos que pratiquei. Sou a minha matéria preferida, a minha comida predilecta, essa sou eu...eu mesma!! Será que vais entender? Sou o ódio resguardado, sou os sonhos realizados, os objectivos alcançados. Eu sou o meu interior, mas também o meu exterior. Sou um conjunto de factores que tu não podes entender. Sou a saudade, os abraços que já dei, eu sou o passado, mas também o presente e o futuro. Sou os meus actos!
Sou o perfeito, mas também sou o imperfeito. Sou o contraste e a contradição. Sou a complexidade do mundo!
SOU O QUE NINGUÉM VÊ. "





Raissa Sonoda



OPINIÃO:

Somos o que somos, o que sentimos, o que os outros vêem, o bom e o mau, o perfeito e o imperfeito. Somos o que vivemos, o que experenciamos, o que sonhamos e o que idealizamos. Somos tudo e não somos nada! Somos o passado, o presente e o futuro!

Comentários

  1. Profundo!!!! Isso que é estar inspirada! Deve ser os ares da primavera!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1.ª casa! E agora?

Hi5 porcas

Red Bull - Lisboa Downtown 2006