Astronomia: Novo estudo assinala presença de água numa das luas de Saturno - Nature

Londres, 06 Fev (Lusa) - Encélado, uma das luas de Saturno, poderá conter água no estado líquido no subsolo da região do pólo Sul, confirma um novo estudo publicado na edição de quinta-feira da revista Nature.
A análise das velocidades de emissão dos diversos elementos dos géiseres detectados pela sonda internacional Cassini perto da zona denominada "riscas de Tigre" pressupõe que uma parte provenha de água, segundo o principal autor, Jurgen Schmidt, da Universidade de Potsdam (Alemanha).
Encélado é um dos quatro corpos do sistema solar em que foram observadas erupções, sendo os outros Io (satélite de Júpiter), Tritão (satélite de Neptuno) e a Terra.
Um primeiro estudo tinha concluído que esses géiseres resultariam do efeito de marés provocadas no pequeno planeta gelado, de 500 quilómetros de diâmetro, pela sua proximidade de Saturno, que fica a uma distância de apenas 238 quilómetros.
Na perspectiva dos cientistas, só a existência de um oceano sob a camada de gelo que cobre Encélado, pelo menos na região do pólo Sul, explicaria os movimentos observados na crosta gelada.
Os resultados do novo estudo "implicam a existência de água no estado líquido", consideram os autores.
Ao medirem a velocidade de expulsão pelos géiseres de vapor de água e poeiras geladas, os cientistas constataram que estas desaceleram na sua subida para a superfície, ao contrário do que acontece com o vapor de água.
Mas sobretudo, sublinham, "os fortes calores à superfície, perto das 'riscas de tigre', e as provas recolhidas em processos químicos a alta temperatura constituem um apoio suplementar à teoria da presença de água no estado líquido, juntamente com gelo e vapor, no subsolo da região do pólo Sul".
Os géiseres foram detectados em 2005 pela sonda Cassini e as análises preliminares do seu espectrómetro detectaram neles a presença de água no estado líquido e sólido, assim como pequenas quantidades de azoto, metano, dióxido de carbono, propano e acetileno.
A presença destes elementos, a confirmar-se, pressagia a existência de condições favoráveis à existência de vida, o que faria incluir Encélado no pequeno clube dos corpos celestes com hipóteses de conter vida.
Os cientistas acreditam que as luas geladas de Marte e Júpiter tenham ou tiveram também condições compatíveis com vida.
A missão da sonda Cassini, iniciada em 1997, é um projecto conjunto da NASA, Agência Espacial Europeia e Agência Espacial de Itália.

CM

Lusa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

1.ª casa! E agora?

Hi5 porcas

Red Bull - Lisboa Downtown 2006