Aprenda a dizer "não"


«NÃO é uma palavra que quase ninguém quer ouvir e muitos têm dificuldade em dizer. Essa tendência leva a que, muitas vezes, a substituição de um desejado "não" por um pouco convincente "sim" traga consigo uma carga imensa de trabalho e problemas, e sintomas físicos como o stress, as dores de cabeça e as dificuldades de concentração.

Aprender a dizer "não", não é uma questão de egoísmo ou falta de educação, mas o assumir total controlo sobre as suas decisões e prioridades, sobretudo a nível profissional. Por isso, siga os nossos conselhos e comece a treinar as várias maneiras de dizer que não aos seus amigos, ao seu chefe, aos colegas de trabalho e aos vizinhos... De certeza que, em pouco tempo, se vai aperceber das reais vantagens desta pequena palavra!
- O "não" frontal. Sempre que alguém lhe pede uma coisa que não pode (ou não quer) fazer, diga logo que não. Não se desculpe, seja directo e claro.Exemplo: Não posso ajudar-te com esse relatório.
- O "não" racional. Esta "técnica" traduz-se em justificar os motivos para o seu "não", sem deixar margens para qualquer dúvida.Exemplo: Tenho uma apresentação muito importante para fazer até sexta-feira, não posso mesmo ajudar-te com esse relatório.
- O "não" relativo. Para aquelas alturas em que está disponível para fazer o que lhe foi solicitado mas não pode faze-lo devido ao momento em que lhe é pedido. Exemplo: Sei que precisavas de ajuda para esse relatório, mas hoje é totalmente impossível.
- O "não" condicional. Para saber se realmente é uma coisa que quer fazer, deverá questionar o objectivo da solicitação. Exemplo: Esta tarde não te vou poder ajudar. Mas que relatório é que tens de preparar?
- O "não" a prazo. É uma forma de dizer "não" naquele momento concreto. Manifesta alguma abertura a negociação, pelo que só deverá ser usado se realmente estiver disponível a um eventual "sim". Exemplo: Hoje não te posso ajudar, mas se quiseres vemos isso na próxima semana.
- O "não" repetitivo. A utilizar só em casos de emergência, quando é confrontado demasiadas vezes com a mesma questão. No fundo, basta responder - as vezes que forem necessárias - com um "não frontal". Exemplo: Podes-me ajudar com este relatório? - "Não, não posso." " Vá lá, só preciso que me vejas aqui umas coisas..." "Não, não posso". "São só uns minutinhos" "Não, não posso"...»

Fonte: Superemprego

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