domingo, fevereiro 01, 2009

Ensaio sobre a cegueira - ****

Blindness

- Género: Drama
- País: Estados Unidos
- Ano: 2008
- Duração: 120m
- Classificação: M16


Pessoas Relacionadas

Intérpretes: Danny Glover , Gael García Bernal , Julianne Moore , Mark Ruffalo
Argumento: Don McKellar
Texto: Don McKellar
Realização: Fernando Meirelles


Fernando Meirelles, realizador reconhecido internacionalmente e já nomeado para os Óscares (O Fiel Jardineiro, Cidade de Deus), transporta para o cinema uma das mais aclamadas obras de José Saramago, Vencedor do Prémio Nobel.

Uma cidade é devastada por uma epidemia instantânea de "cegueira branca".

Face a este surto misterioso, os primeiros indivíduos a serem infectados são colocados pelas autoridades governamentais em quarentena, num hospital abandonado.

Cada dia que passa aparecem mais pacientes, e esta recém-criada “sociedade de cegos” entra em colapso.
Tudo piora quando um grupo de criminosos, mais poderoso fisicamente, se sobrepõe aos fracos, racionando-lhes a comida e cometendo actos horríveis. Há, porém, uma testemunha ocular a este pesadelo: uma mulher, cuja visão não foi afectada por esta praga, que acompanha o seu marido cego para o asilo.

Ali, mantendo o seu segredo, ela guia sete desconhecidos que se tornam, na sua essência, numa família. Ela leva-os para fora da quarentena em direcção às ruas deprimentes da cidade, que viram todos os vestígios de uma civilização entrar em colapso.

A viagem destes é plena de perigos, mas a mulher guia-os numa luta contra os piores desejos e fraquezas da raça humana, abrindo-lhes a porta para um novo mundo de esperança, onde a sua sobrevivência e redenção final reflectem a tenacidade do espírito humano.






OPINIÃO:


Lá fui no domingo passado, ao Centro Cultural de Vila Flor com o João, César e Olga, ver a adaptação do livro do nobel português José Saramago - O ensaio da Cegueira - realizado pelo reconhecido brasileiro Fernando Meirelles.

Gostei muito do que vi. Faz-nos dar valor a pequenas coisas como comida, um amigo.... Um pouco crú e forte em algumas cenas, mas muito profundo. Bom filme.


Foi um serão bem passado, pena foi o temporal - chuva, vento e o frio!


Não li o livro mas confesso que gostei muito do filme. É profundo e tem cenas um pouco cruas e fortes... Mas de uma forma positiva, já que saimos da sala de cinema a pensar em coisas tão simples e a dar mais valor às mesmas...



Trailer:



Site oficial:
http://www.castellolopesmultimedia.com/blindness/


Fontes:
www.sapo.pt
www.youtube.com

Sem comentários:

Enviar um comentário